Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-01-06
JB Online:
Lamartine em biografia ampliada
Autor do livro revela que compositor tem muitas inéditas
A diversidade de Lalá
Montar uma homenagem ao compositor Lamartine Babo no mês do seu centenário - que se completa no próximo sábado - implica fazer um apanhado dos gêneros que deram colorido à época de ouro da MPB.
Um folião de voz fina na época dos grandes tenores
Um dos ases da chamada era de ouro da MPB (1930-45), ao lado de outros gigantes como Noel Rosa, Ary Barroso, Braguinha, Ismael Silva, Bide, Marçal, Custódio Mesquita, Assis Valente e Orestes Barbosa, o carioca Lamartine (de Azeredo) Babo (1904-1963) foi talvez o autor mais versátil do período.

JC Online:
Tudo dá samba
O crítico Tárik de Souza refaz a trajetória do samba, desde o pioneiro e amaxixado Pelo Telefone até o samba com batucada transfigurada da geração anos 90. Vai de Donga a Mundo Livre S/A e Fernanda Porto
EXCLUSIVO ONLINE: Leia trecho do livro de Tárik

O Dia Online >>> Estudio - Mauro Ferreira:
AS 15 DO JOÃO
Acontece que Eu Sou Baiano (Dorival Caymmi), Lígia (Tom Jobim e Chico Buarque) e Louco (Wilson Batista e Henrique Almeida’) são três das 15 músicas selecionadas por João Gilberto (foto) para seu novo disco, gravado ao vivo em 12 de setembro, em show no Tokyo International Forum, no Japão.

O Popular:
De volta ao estúdio
João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina com o violonista e compositor Ronaldo Bôscoli, baterista por vocação e executivo por intuição, quer voltar a fazer música.
Aposta na independência
Na entrevista a seguir que concedeu ao POPULAR, João Marcello Bôscoli fala da saída do irmão Pedro Mariano da Trama, do esquema de distribuição da gravadora e da sua aposta no mercado de música eletrônica

Terra:
Lobão prepara lei de combate ao jabá
Depois da vitória na luta pela numeração dos CDs, o músico Lobão vira o ano empenhado em outra peleja, o combate ao jabá (dinheiro pago ilegalmente às rádios para que toquem determinadas músicas).
Rita Lee estréia nova turnê no Rio de Janeiro
A roqueira Rita Lee sobe ao palco do Canecão, no Rio de Janeiro, nesta quinta (08), para iniciar a turnê Balacobaco, inspirada no mais recente disco da cantora.

Correio da Bahia:
A polêmica agora é digital
Filme que rendeu a Caetano Veloso críticas ferozes, "O cinema falado", de 1986, ganha versão em DVD

O Povo:
Tudo pela música
O primogênito de Elis Regina, João Marcello Bôscoli, herdou do berço o amor à música popular brasileira. Ele acaba de colocar nas lojas dois DVDs e um CD compilando os melhores momentos do programa Música Brasileira, exibido pelo canal Multishow, além de reeditar seu primeiro CD
MPB & Cia
João Marcelo Bôscoli - Foi muito bom poder comprar o master (fita-mãe com as gravações originais) do meu primeiro álbum e lançar de novo pela gravadora que a gente fundou.
Patativa reeditado
Toda a poesia de Patativa do Assaré será reeditada pela Hedra. O primeiro título a sair foi Inspiração Nordestina

Folha Online:
DonaZica traz nos genes a complexa vanguarda paulistana
Em 1998, num show do compositor Itamar Assumpção (1949-2003) no teatro Crowne Plaza, em São Paulo, duas jovens cantoras que dividiam o palco com ele chamavam a atenção principalmente pela afinação nas complexas linhas vocais itamarianas e pelo sangue no olhar.
Seu Jorge segue carreira internacional no cinema e filma na Itália
Carioca da Baixada Fluminense, amante do sol e do samba, o músico e ator Seu Jorge, 33, enfrentará o verão submerso e a baixas temperaturas.

Gazeta do Povo:
Qualidade de primeira
O melhor da obra de Caetano Veloso ganha edição em DVD áudio

O Globo:
Gafieira moderna promete MPB boa para dançar nas terças de janeiro
Depois da Orquestra Imperial, chegou a vez da Gafieira Moderna, que ocupa todas as terças-feiras de janeiro do Ballroom com um repertório para não deixar ninguém parado. O nome foi tirado do último disco da cantora Joyce, que comanda os trabalhos com o baixista e arranjador Maurício Maestro (Boca Livre).