Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-01-26
Daniella Thompson on Brazil:
Guinga in Berkeley
A moving experience for him and for us

O Tempo:
Horta viabiliza "Livrão da Música Brasileira"
A verdadeira novela que tem sido a feitura do "Livrão da Música Brasileira" - projeto de Toninho Horta cujo embrião remonta a 1988 - deve ser estendida em mais alguns capítulos, mas a expectativa é de que chegue ao fim no segundo semestre deste ano. A comissão da Lei Estadual de Incentivo à Cultura aprovou R$ 30 mil que serão direcionados à terceira parte do projeto, referente à liberação dos direitos autorais das músicas que são dissecadas em partituras, verbetes, textos explicativos e opinativos por Toninho Horta.
Música brasileira ganha um novo aliado
Enquanto as grandes gravadoras tentam sair da crise - ora reduzindo seu quadro de funcionários, ora procurando fusões, mas nunca apostando em qualidade -, os pequenos selos têm pipocado, lançando o que há de melhor na música popular brasileira. Agora, Biscoito Fino, Dabliú, DeckDisc, entre outras congêneres, vão ganhar o reforço do carioca Fina Flor.

Eu Canto Samba:
Pressentimento (Elton Medeiros / Hermínio Bello de Carvalho)
A música foi lançada na 1a Bienal do Samba, festival promovido pela TV Record em maio de 1968. Foi defendida por Marília Medalha e conquistou o 3o lugar

JC Online:
O fantasma da MPB
Assumindo com orgulho o DNA generoso, Maria Rita usou o susto da platéia a seu favor para embalar a sombra que ronda suas aparições
RITA LEE REBATE CRÍTICAS DOS PAULISTAS
Rita Lee divulgou em seu site um texto protestando contra críticas que recebeu por brincar com conterrâneos paulistas em shows no Rio.

O Globo:
Rita Lee diz no Anhangabaú que não falou mal da cidade de SP
Rita Lee subiu ao palco montado no Vale do Anhangabaú neste domigo carregando uma bandeira com a inscrição "I Love Sampa" e desmentiu ter falado mal da cidade e das paulistanas.

San Francisco Bay View:
Luciana Souza
When I saw that Luciana Souza was to perform at San Francisco Performances this season, I knew that this was a concert I had to attend. The notion of a country so close to ours that has that largest African population outside of the continent of Africa has always intrigued me, and, by extension, so do its artists.

Louco por Vinil:
Cantares Brasileiros 1 – A Modinha
Nara Leão, Maria Lucia Godoy, Luiz Cláudio, Carlos José, Paulo Tapajós e os Maestros Léo Peracchi e Radamés Gnattali. Imagine todo esse pessoal da pesada reunido em dois discos com direção musical de Paulinho Tapajós. É o projeto Cantares Brasileiros 1 – A Modinha, distribuído como brinde aos clientes da Companhia Internacional de Seguros, no natal de 1977.

CliqueMusic:
O que há de novo em homenagem ao Lalá
Centenário de Lamartine Babo, comemorado este mês, rende ciclo de espetáculos, peças musicais e biografia ampliada

meu lote:
WILSON MOREIRA ABRE AS ASAS
Belíssimas notícias! Primeiro, a de que o parceirão Wilson Moreira, cantando no Rival, abriu os dois brações enormes - coisa que não fazia desde o acidente vascular de que foi vítima há uns cinco anos - cantando a nossa Senhora Liberdade.

Jornal Movimento:
Discoteca - 04/12/03
A trilha sonora do documentário Paulinho da Viola: Meu Tempo é Hoje é o principal destaque da semana.
Discoteca - 29/12/03
Canções de Paulo César Pinheiro, o encontro da gaita de Rildo Hora com o piano de Maria Teresa Madeira, a voz de Ivânia Catarina e os 30 anos de carreira de Gaúcho da Fronteira são os destaques da semana.