Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-12-22
Todapalavra:
Moacyr Luz canta o Samba da Cidade
Moacyr Luz parece seguir o conselho de Mestre Marçal, célebre mestre de bateria e frasista impagável, embutido em uma de suas frases espirituosas: vai comendo o mingau pela beira, enquanto no meio ele esfria. Assim faz o Moa (como é chamado por Aldir Blanc, parceiro constante). Vem talhando seu lugar na história do samba e da MPB aos pouquinhos.
Chorando no Almanaque
Apresentar o choro para as novas gerações. Esse é o grande mérito do Almanaque do Choro, do pesquisador e professor de literatura brasileira André Diniz.
Trio Calafrio chega para assombrar o samba
A brincadeira começa pela capa: os três malandros, seguidos por um menino, atravessam uma rua, na faixa de pedestres, imitando a capa do célebre álbum dos Beatles, Abbey Road. Mas a paisagem é bem outra, estamos em pleno subúrbio carioca, numa típica ruazinha de um domingão vazio.
Mangue beat pluga Jackson do Pandeiro
Para quem não ouviu falar de Silvério Pessoa, ele era o líder do grupo recifense Cascabulho. Também não conhece? É normal. No Brasil é assim. Bons trabalhos passam normalmente longe das programações das rádios e das televisões, como se simplesmente não existissem.
Paulo Moura e o blues de K-Ximbinho
K-Ximbinho é uma daquelas figuras estranhas dentro da MPB. Pouco conhecido e muito menos ouvido, carrega, no entanto, uma fieira de admiradores entre os músicos e apreciadores da música instrumental brasileira.
O acerto de contas de Paulo Vanzolini
Vanzolini: caixa contém 52 preciosidades escolhidas pelo autor

Guinga e Gabriele Mirabassi