Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-07-22
Revista Música Brasileira:
Jards Macalé - Amor, Ordem & Progresso
O bom e velho Macau está de disco novo. Cantor personalíssimo, compositor de obra curiosa (sua parceria com o poeta Wally Salomão legou à MPB canções no mínimo intrigantes e instigantes) e violonista de fino trato, Jards Macalé é um dos grandes da nossa música.
Adoniran Barbosa: Tristeza e alegria em "Iracema"
Adoniran Barbosa foi, sobretudo, um humorista. Em alguns momentos da sua vida, chegou a ser mais conhecido como ator cômico do que como sambista.
Nei Lopes
Escrevi n´OPASQUIM21, uma vez: "quando eu crescer, quero ser Nei Lopes". Continuo querendo.

Revista Borage:
Ney Matogrosso Interpreta Cartola
O cantor conseguiu combinar a grandeza de um compositor popular e ao mesmo tempo refinado que foi Cartola, com sua surpreendente habilidade vocal, possibilitando uma interpretação precisa da poesia que Cartola colocou em suas músicas.
"Paulo Henrique" por Paulo Henrique
A estréia do paulista Paulo Henrique, filho de um mineiro e de uma paulista, fez de seu primeiro trabalho em disco um caldeirão das experiências vividas entre o eixo São Paulo-Minas.
O Som do Villaggio Café em CD duplo
Em tempo de massificação ou de espaços grandiosos, o Villaggio Café continua sendo um dos poucos lugares que abrigam a boa música brasileira, na cidade de São Paulo.

Estado de Minas:
Provocações do militante social
Bezerra da Silva mescla músicas dos anos 80 às atuais e canta ao lado de Marcelo D2

Revisita MPB:
Alceu Valença
“Não discuto arte com ninguém, quem faz sou eu, eu sou produto do somatório de minhas experiências e não tenho satisfação a dar. Nunca entrei em movimento algum, tanto que na época da Tropicália havia uma briga entre a nova e a velha música. Eu achava que a mistura era a grande história, não me enquadrei e fiquei rotulado como careta para os tropicalistas e muito louco para os outros.”
Dona Neuma
"Eu sou mulher, pobre, mestiça Mangueira e Brasil. Posso pedir mais o que prá Deus?"


Música, Música:
Jards Macalé - Amor, Ordem & Progresso
O cantor e compositor Jards Macalé retoma, no título de seu nono disco "Amor, Ordem & Progresso", pela Lua Discos, a discussão sobre a falta da palavra Amor no lema da bandeira brasileira, já que este foi inspirado no movimento positivista de Augusto Comte, que pregava "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim".
Olivia Byington - Canção do Amor Demais
A cantora Olivia Byington lança, pela Biscoito Fino, o disco "Canção do Amor Demais", reproduzindo na íntegra o álbum homônimo, de 1958, que trazia Elizeth Cardoso dando voz às melodias de Antonio Carlos Jobim e à poesia de Vinicius de Moraes.

Jornal Movimento:
Discoteca - 03/07/03
O novo trabalho de Paulo Moura, clássicos regionais por Heraldo do Monte e Teca Calazans, canções brasileiras e portuguesas com Eugénia Melo e Castro e o samba do Trio Calafrio são os destaques da semana.
Discoteca - 26/06/03
Márcia Tauil e as canções de Eduardo Gudin e Costa Netto, a estréia de Roseli Martins, um disco de Miltinho reeditado e raridades de Vicente Celestino são os destaques da semana.
Discoteca - 18/06/03
O 80º CD de Inezita Barroso, o primeiro trabalho solo de Wandi Doratiotto, a estréia de Vanessa Bumagny, um retrato da era de ouro dos Festivais e a reedição de dois discos de Nana Caymmi são os destaques da semana.