Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-07-06
O Povo:
A Assumpção do Beleléu
Mês passado o Brasil perdeu um dos seus maiores compositores de música urbana. Itamar Assumpção foi o responsável por uma importante inflexão na originalidade da linguagem musical inspirada na arte de cantar a cidade pelos olhos da periferia
Com a palavra, a memória
Projeto desenvolvido pelo produtor musical paulista J.C. Botteselli, o Pelão, resgata os programas Ensaio e MPB Especial e reconstrói parte decisiva do passado musical brasileiro em CDs e livros lançados pelo Sesc de São Paulo. Ao todo, 100 artistas fundamentais para a história da MPB foram contemplados
O maestro do Ensaio
Uma entrevista com o diretor e produtor sergipano Fernando Faro, idealizador dos programas Ensaio e MPB Especial, e responsável pelo mais significativo mapeamento audiovisual da música brasileira no século XX
O homem da coleção
Em entrevista ao Vida & Arte, Pelão fala de antigos amigos e parceiros e conta as dificuldades de organizar uma coleção como essa, que lhe fez subir os morros do Rio de Janeiro em busca dos herdeiros de sambistas famosos
Então, saudade
Em texto escrito para os livros da coleção, Fernando Faro relembra fatos e emoções que pontuaram sua carreira como diretor dos programas Ensaio e MPB Especial. Coisas de Chico, de Vinícius, de Martinho,...
A coleção volume a volume
Depoimentos

Diário do Nordeste:
O homem dos festivais
Um dos mais reconhecidos críticos musicais brasileiros, Zuza Homem de Mello aborda momentos paradigmáticos da MPB em “A Era dos Festivais”, um trabalho em que o pesquisador detalhista se une ao olhar de testemunha da história
E o ciclo se fechou
Essa vínculo político é muito exemplificado no livro, quando você diz que, a partir do I FIC, de 66, o público aprendeu a vaiar. Os caso mais marcante seria mesmo o de 68, pra “Sabiá” (composição de Tom Jobim e Chico Buarque que, a contragosto do público, superou a engajada guarânia “Caminhando”, de Geraldo Vandré)?
O lado ético dos festivais
Apesar de alguns casos em que o público consagra determinadas canções, não fica uma sensação de que os vencedores, também nos festivais, contam a história?

Correio da Bahia:
Pérolas do mestre oculto do samba
Guilherme de Brito relê as clássicas parcerias com Nelson Cavaquinho em "A flor e o espinho"
A face britpop do Skank
Skank: menos ritmo e mais melodia e harmonia influenciadas pelo rock britânico e pela geração Clube da Esquina no sétimo álbum, "Cosmotron"

correio Braziliense:
O xodó dos chorões
Aos nove anos, Mateus Gomes é o mais novo cavaquinista a animar as tardes de sábado nas feijoadas do Café Cancun e do Bar do Calaf