Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-06-09
now playing: Paulinho Nogueira - Reflexões

Musica Brasiliensis:
The power of understatement
Subtlety is Luciana Souza’s best culture-crossing tool.

O Dia:
O ritmo que deu em samba
Com 35 anos de existência, grupo Jongo da Serrinha faz sua primeira temporada de shows a partir de hoje no Teatro Carlos Gomes

O Tempo:
Zé Ramalho agora canta os outros
É uma espécie de fechamento da trilogia iniciada em 1997 com "Antologia Acústica" e levada adiante com "Nação Nordestina" (2000). No recém-lançado CD duplo "Estação Brasil" Zé Ramalho promove um "passeio pelo cancioneiro popular". Como nos anteriores, convoca Robertinho de Recife para assinar a produção. Imagine ele cantando "Planeta Água", de Guilherme Arantes, "Tempos Modernos", de Lulu Santos, ou "Meu Bem Querer", de Djavan. Estranho?

Estado de Minas:
Caminhos cruzados
Depois da onda da bossa nova e do exílio do período da ditadura, artistas brasileiros ainda procuram desenvolver carreira fora do país. Via tem mão dupla, com vários músicos estrangeiros se fixando no Brasil
Americanos canibalizam MPB
Dori cita ainda o baterista Stewart Copland, da banda inglesa The Police, que teria dito que ele (Dori Caymmi) tocava violão de maneira diferente dos brasileiros. Blasfêmia pura. No cenário apontado por Dori, os gringos acabaram se tornando concorrentes em um mercado no qual, além de pequenos shows e algumas gravações, os músicos brasileiros não têm muita opção de trabalho nos Estados Unidos.
Jazz com alma brasileira
Adepto assumido do blues e do rock, o guitarrista angolano Nuno Mindelis diz que mesmo que os músicos brasileiros não tenham consciência, devido à qualidade da MPB, a maioria dos artistas daqui fazem jazz . Que o diga a cantora Luciana Souza que, além de nomeações no Boston Music Awards de 1995, 96, 97 e 98, este ano foi nomeada ao Grammy de melhor vocal de jazz pelo álbum Brasilian Duos, lançado aqui pela Biscoito Fino.
A base é uma só
Considerado o fato de viver no Brasil e excurcionar constantemente pela Europa, Japão e Estados Unidos, pode-se dizer que Rosa Passos vive em situação privilegiada.

Correio da Bahia:
Cuidadosa simplicidade
Péri busca o essencial em seu novo CD, ''Ladainha'', terceiro álbum de sua carreira
Zé Ramalho acerta em álbum de releituras
Zé Ramalho: versões personalíssimas de sucessos da MPB e do pop-rock no CD duplo "Estação Brasil"

Cantos Brasileiros:
Cantar, cantar, cantar
Claudia Telles não é um nome novo nem desconhecido na música popular brasileira. Filha de Sylvinha Telles, musa e precursora da Bossa Nova, Claudia contabiliza dez álbuns, lançados ao longo de uma carreira de 30 anos. Do primeiro deles, "Fim de tarde", ao mais recente, "Sambas e Bossas", colocou sua voz em canções diversificadas: MPB, bossa nova, soul music.

Hoje em dia:
Intérprete amplia potencial em novo CD
ENTREVISTA / PAULA LIMA

Nelsons:
A trajetória de Adelaide Chiozzo - Parte I
Um pouco da história da cantora e acordeonista paulista que até hoje é destaque na MPB

Viva Favela:
O solo de Rafael Pondé
Depois de passar sete anos na banda Diamba, o cantor, compositor e instrumentista baiano Rafael Pondé, 27, resolveu investir numa carreira solo. O disco demo, produzido por ele mesmo, está pronto e à espera de patrocínio ou de uma gravadora com direito a distribuição nacional.

The Music Discographies of B.J. Major