Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-06-07
now playing: Guilherme Vergueiro - Naturalmente

Correio Braziliense:
Mulheres invadem reduto masculino
Mart‘nália, filha de Martinho da Vila, integra nova geração de cantoras

JC Online:
É na ponta da língua
Oito duplas disputam hoje, no Marco Zero, a grande final do 3º Festival Nordestino de Cantadores. Haverá receital e shows de Xangai e de emboladores
Bar do Paulo e Aconchego do Matuto servem cantoria ao gosto do freguês
No início deste ano um casal de americanos, hospedado na casa de um amigo recifense, manifestou vontade de assistir a um desafio de cantadores. O anfitrião não descobriu nenhum lugar na cidade onde pudesse levar as visitas.
Cantoria tem poucos espaços em rádios e lojas
Fãs da cantoria têm algumas opções no Recife para comprar CDs do gênero. No Mercado da Encruzilhada, boxes 83 e 84, Natalício Ricardo, admirador de cantoria e amigo de muitos cantadores, passou a vender discos em sua bomboniére há dez anos. A era do CD facilitou o acesso dos repentistas ao disco, a maioria independente, com tiragens pequenas: “O máximo que fazem é mil cópias. Aí colocam uma parte com comerciantes, o resto vendem nas cantorias, nos festivais”, diz Natalício.

O Globo:
Para Nei Lopes, MPB é uma invenção “biônica”
Mas é neste ponto que Nei Lopes, vocalizando parte não desprezível do pensamento cultural brasileiro, discorda da falange do pop. Para Lopes, cultura é expressão, mas no caso da música popular, manipulada pelas multinacionais do disco. Essa imposição, de ritmos como o rock e o funk, minam, segundo ele, a música brasileira.

JB Online:
Som da cor da pele negra
Paula Lima enfatiza influência dançante e de artistas negros em seu trabalho
Sandra de Sá estréia Samba Soul Jazz
A receita é simples: doses caprichadas de Zé Kéti, Cartola, Elton Medeiros, Monsueto, Paulinho da Viola e outros gigantes do samba; algumas gotas de inluência do funk e do soul que agitavam os grandes bailes cariocas na década de 70; suingue a gosto.
Rio 65 Trio / A hora e vez da M.P.M.
Quem perdeu a apresentação de Dom Salvador no Chivas Jazz Festival na semana passada, ainda tem chance de escutar o pianista. Aproveitando a passagem do músico pelo Brasil, onde não se apresentava há 30 anos, a Universal relança dois discos do Rio 65 Trio, conjunto que contava ainda com o baixista Sergio Barroso e o baterista Édison Machado.

URBe

Estadão:
Bethânia termina "Maricotinha" com agenda cheia
Os 35 anos de carreira de Maria Bethânia renderam uma longa turnê pelo Brasil que, agora, chega ao fim. Maricotinha terá suas derradeiras apresentações em São Paulo
Maria Bethânia se despede do show 'Maricotinha'
Cantora faz duas últimas apresentações antes de iniciar ensaios com Gilberto Gil
"Waly foi o amigo que mais me defendeu"
Bethânia tem planos diversos para o segundo semestre. Em julho, ela inicia os ensaios com Gilberto Gil para a turnê européia que vão realizar juntos em agosto e setembro. Em seguida, pretende gravar um disco com músicas de Vinicius de Moraes. E ainda, além de seu contrato com a gravadora Biscoito Fino, Bethânia vai lançar um selo seu.