Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-06-11
now playing: Elza Soares - A Bossa Negra

O Tempo:
Revivendo se prepara lançar CD nº 200
Com 15 anos de existência e a caminho de lançar seu CD de número 200, o selo curitibano Revivendo reafirma sua condição de maior e mais importante perpetuador dos discos de 78 rotações por minuto produzidos no Brasil.
A voz de Teca e o violão de Heraldo
A bagagem musical de Heraldo do Monte, 68, que integrou o lendário Quarteto Novo, ao lado de Hermeto Pascoal, e tocou com nomes como Dick Farney, Dolores Duran, Airto Moreira e Zimbo Trio, entre outros, somada à de Teca Calazans, 63, que atualmente mora (e faz sucesso) na França e que já teve músicas gravadas por gente como Gal Costa, Milton Nascimento e Nara Leão, resultou num CD, que leva como título apenas o nome de ambos, que acaba de sair do forno pelo selo Kuarup Discos.

Gazeta do Povo:
Uma questão de patrimônio nacional
Dubas edita em CD A Bossa Negra, segundo disco de Elza Soares. Disco foi lançado há 42 anos e anuncia uma intérprete única.
Selo Biscoito Fino cresce e ganha espaço
Especializada em música brasileira, principalmente samba e choro, a Biscoito Fino surgiu de um outro projeto realizado no Paço Imperial, o Compasso, Samba e Choro. Na época, a curadora do espaço, Olívia Hime, aproveitou a série para se lançar como produtora de discos. Da série, já saíram cinco CDs de música popular.
Há 20 e poucos anos
Chegam às lojas o Acústico MTV de Marina Lima e o segundo disco-solo de Roberto Frejat. Ídolos do pop oitentista trilham caminhos opostos para continuar na ativa.
Na cola das festas de São João
Lançamentos sertanejos aumentam no meio do ano. Astros e iniciantes comentam sua situação no mercado.

A Tarde:
Cancioneiro junino
Os jardins do Palácio da Aclamação, no Campo Grande, serão transformados em uma grande quermesse, com direito a trezena de Santo Antônio, flores de papel, bandeirolas, licor, canjica, pamonha e amendoim. O clima de arraiá será comandado pelo cantor e compositor Targino Gondim, que, acompanhado de sanfoneiros, zabumbeiros e triangueiros, lança, hoje, às 19 horas, o novo CD Canções Joaninas. E tome xote e baião...

Estado de Minas:
Pagode de verdade
Fãs de João Nogueira, Noel Rosa, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Moreira da Silva e outros cronistas que usaram o samba para fotografar com humor e malícia o cotidiano do povo brasileiro, prestem atenção. Apadrinhado por Zeca Pagodinho, o Noel do terceiro milênio, o Trio Calafrio acaba de estrear em disco com um CD que leva o nome do grupo e que contém 14 sambas sem contra-indicações.

Diário do Nordeste:
Junho é dos “Beatles” de Caruaru
Perto de comemorar 80 anos de existência, a tradicional Banda de Pífanos de Caruaru volta às prateleiras com “No Século XXI, no Pátio do Forró”, lançamento em que deixa de lado o repertório tradicional cultivado desde o interior pernambucano, para apresentar um trabalho mais voltado à interface...
“Inovação sem ferir a tradição”
O mestre João Biano, 60 anos, conversou com o Caderno 3, por telefone. Na entrevista, concedida em um intervalo da agenda lotada de shows durante os festejos juninos, ele conta casos dos seus 48 dedicados à Banda de Pífanos, fundada em 1924 por seu avô, Manoel Biano, e defende a proposta mais popular do grupo, em seu novo disco.
Na ciranda com Lia
Cirandeira de Itamaracá, ilha perto de Recife, Maria Madalena Correia do Nascimento ficou conhecida como Lia de Itamaracá desde os anos 60, quando a compositora e cantora Teca Calazans cantou a ciranda “Quem me deu foi Lia”. Lia canta e compõe desde a infância e, em 1977, gravou seu primeiro disco, o LP “A Rainha da Ciranda“.

Correio Braziliense:
Paulo Sérgio Santos revira o baú de Garoto
Ele pretende tocar temas de Abel Ferreira, de quem é considerado sucessor; mostrar composições próprias, extraídas do CD Gargalhada e de outros discos; e, claro, homenagear o violonista e compositor paulista.
Show de cordas
Orquestra de Violões de Brasília lança o segundo CD esta noite, na Sala Martins Pena, com a esperança de levar o trabalho para outras cidades

JC Online:
Marina reata com o pop
Longe do entusiasmo teen dos anos 80 e da tristeza dos 90, cantora está de volta

Atre Musical:
Brasileiras: um grande momento de Wanda Sá e Célia Vaz
As cantoras Wanda Sá e Célia Vaz lançaram, em 94, o Cd "Brasileiras", que traz um repertório excelente, escolhido a dedo. Abrem o álbum, fazendo vocalizes na belíssima música Amazon River, de Paulo César Pinheiro e Dori Caymmi.