Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-06-23
now playing: Dom Salvador/Duduka Fonseca/Rogério Botter Maio - Transition

Correio da Bahia:
Forró com pífanos
A lendária Banda de Pífanos de Caruaru resolveu modernizar sua música, investindo com força nos ritmos regionais em seu novo CD

Hoje em dia:
CD firma talento de Simone Guimarães
“Casa de Oceano", quinto disco da cantora, lançado pela gravadora Biscoito Fino, revela a maturidade de Simone. No final do ano passado, ela foi uma das três intérpretes convidadas por Milton Nascimento para participar de seu mais recente trabalho, “Pietá" (Warner), melhor disco de Bituca desde “O Planeta Blue na Estrada do Sol", de fins dos anos 80. Ao lado da mineira Marina Machado e da filha de Elis Regina, Maria Rita Mariano, Simone, sem sombra de exagero, simplesmente brilhou.

JB Online:
Brincadeiras de Zélia Duncan
Cantora faz show com músicas que marcaram sua infância

O Dia:
Ministro apresenta as contas
Fotobiografia e CD com show histórico de 1973 revelam um pouco mais do passado de Gil

O Globo:
O encontro do samba com a poesia
Autor de clássicos como “Acreditar”, “Sonho meu”, “Alvorecer”, Délcio Carvalho é considerado um dos maiores poetas do samba carioca. Poeta de livro e de declamação, Mário Lago Filho é considerado um dos maiores sambistas da poesia carioca.

O Tempo:
Lembranças de um patrimônio
Durante a maratona de entrevistas para divulgar seu 80º de carreira, "Hoje Lembrando" (Trama), a paulistana Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (o sobrenome é do marido, já falecido), 78, revela a pergunta mais recorrente que ouviu: "Há quanto tempo a senhora não gravava um disco?" Ela entende o equívoco: "Vinha gravando só em selinhos, daqueles malditos, que não divulgam, não têm nas lojas. Então, os discos ficavam encalhados. Eu era obrigada a vender em shows, teatros, aonde ia"
"A música folclórica está abandonada"
Inezita Barroso diz que para manter a voz só tem um truque: não tomar gelado. "Como e bebo coisas, tudo no médio. Morno, sabe? Tem pessoas que enfiam gelo na goela e continuam cantando".

Arte Musical:
A bela voz de Verônica Sabino
Gravou, em 91, o álbum "Brasil Romântico", em que interpretou canções consagradas, como Sob Medida e Folhetim (Chico Buarque), Saigon (Cláudio Cartier, Paulo César Feital e Carlão), Beijo partido (Toninho Horta), Meu bem querer e Álibi (Djavan), Saindo de mim e Começar de novo (Ivan Lins e Vitor Martins), entre outras.