Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-06-06
now playing: Carnaval - Sua História, Sua Glória - Vol. 28 - Nelson Ferreira

Hoje em dia:
Melodia em boa companhia
Na seqüência deste “Ao Vivo Convida", Luiz Melodia pretende fazer um disco de samba. “Estou escolhendo as músicas, elaborando. E estou pensando em já começar a fazer para o meio do ano. O repertório vai mesclar inéditas com releituras. Tem coisas do Geraldo Pereira, compositor de onde nasci (Estácio) que quero gravar, como `O Escurinho`. E tem uma música de meu pai, `Teresa`, que vou terminar. Por que um disco só de sambas? Porque as pessoas gostam quando eu canto, elogiam. Isso já vem acontecendo há algum tempo. E também porque eu gosto, claro. Do Geraldo, por exemplo, sou fã pra caramba".

O Tempo:
Pífanos de Caruaru lança CD de forró
Não seria exagero dizer que se trata da banda mais antiga do Brasil ainda em atividade. Pelo menos se confiarmos na palavra de João Biano, um dos integrantes da Banda de Pífanos de Caruaru - formada por outros cinco membros, todos da mesma família -, que, ele garante, está na ativa há 80 anos.
Mares e amores de Simone Guimarães
Ao perceber que estava compondo muita coisa sobre água - "Casa de Oceano", "Piano no Fundo do Mar", "Água Funda" -, a cantora Simone Guimarães decidiu incluir no repertório de seu quarto disco músicas que falassem da vida e do amor utilizando o elemento como metáfora. Em "Casa de Oceano", que sai agora pela Biscoito Fino, a água é mesmo tema recorrente em algumas faixas, sejam elas autorais ou alheias ("Milagre dos Peixes" e "Velho Moinho").

Expresso 2222:
Madeira de vento - Quinteto de clarinetes - Chovendo Canivetes
A inusitada junção de quatro clarinetes (João Francisco Correia, Fernando Oliveira, Michel Moraes e Mário Marques) e um clarone (Otinilo Pacheco) formatou o grupo Madeira de Vento, que acaba de lançar seu primeiro disco: "Chovendo canivetes". O trabalho faz um tributo aos mestres instrumentais que se destacaram na história da música brasileira como os antológicos Luiz Americano, Abel Ferreira, K-Ximbinho, Severino Araújo e Paulo Moura, passando pelos mais recentes Naylor Proveta, Hudson Nogueira e Fernando de Oliveira.
Antigo especial de Gonzagão vira DVD
Especial de TV gravado em 1984 rende DVD "Luiz Gonzaga Danado de Bom"

Samba & Choro:
Carlos César Belém lança álbum de partituras "Violão Brasileiro"
O compositor, professor de música e produtor artístico Carlos César Belém está lançando o álbum de partituras "Violão Brasileiro", com 20 peças inéditas (10 estudos, 5 prelúdios e 5 duos) criadas a partir de uma pesquisa de dois anos, financiada pelo 5º Programa de Bolsas RioArte.
Entrevista com Cláudio Jorge sobre a Carioca Discos
O sítio Página da Música fez uma excelente entrevista com o violonista Cláudio Jorge. O mote da entrevista é a sua gravadora, a Carioca Discos, mas vão rolando outros assuntos interessantes sobre a música brasileira.

movimento.com:
Bach & Pixinguinha por Mário Sève e Marcelo Fagerlande
Nas gravações deste CD estão incluídos 3 instrumentos característicos das obras de ambos: o cravo, das de Bach, o sax, das de Pixinguinha e a flauta, das de ambos. Os autores utilizaram o sax representar as partes cantadas das composições de Bach e o cravo para caracterizar a orquestra.

JB Online:
Rival premia a música
O cantor Jamelão foi o grande personagem e a mais sentida ausência na noite da entrega da segunda edição do Prêmio Rival BR de Música, anteontem, no teatro que dá nome à premiação. Problemas de saúde impediram o maior intérprete da Mangueira de comparecer à cerimônia, marcada pela informalidade e excelência dos números musicais.

O Globo:
Noite de samba e informalidade
Aclamado pelo público, o compositor Walter Alfaiate recebeu um troféu de última hora no Prêmio Rival BR de Música. Saiba como foi a festa, que teve ainda um grande show em homenagem a Jamelão
Maria Rita rouba a cena mas show prova atualidade do ‘clube de Minas’
O show, obviamente, é de Milton Nascimento, que, como já confirmara no disco “Pietá” (o melhor de sua carreira desde meados dos anos 80), consegue driblar os problemas físicos dos últimos anos, mas quem brilha mesmo é Maria Rita Mariano.

NelSons:
Uma reflexão poética de Dércio Marques
Texto foi enviado pelo trovador mineiro para a lista de discussão da Roda de Prosa

Diário do Nordeste:
Canções para poucos
O CORTEJO pelas ruas da Praia de Iracema, em defesa da “revitalização” do bairro, reuniu um público expressivo, a partir das 19h. No entanto, pouca gente ficou para conferir o show de lançamento do CD comemorativo aos 18 anos do tradicional Cais Bar

Gazeta de Alagoas:
ORAÇÃO DO FORRÓ
O cantor e compositor alagoano Eliezer Setton lança hoje seu mais novo trabalho, disco onde mostra toda a pluralidade rítmica de suas canções

Correio da Bahia:
Marina segue o chamado popular da MTV
A cantora Marina Lima lança o CD "Acústico MTV", que chega hoje às lojas