Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-06-18
Correio da Bahia:
Música, silêncio e sentimento
O pianista Nelson Freire no documentário homônimo de João Moreira Salles, que estréia amanhã nos cinemas de Salvador

Diário do Nordeste:
Tempero cearense no pé-de-serra
Reunindo músicos consagrados em praias que vão do chorinho ao jazz, o grupo Forró da Roça lança hoje seu primeiro CD, com show no Bar e Restaurante Kukukaya. Adelson Viana, Aroldo Araújo, Ítalo Almeida, Luizinho Duarte, Tarcísio Sardinha e Paulo Viana mostrarão as composições próprias que integram...

Correio Braziliense:
O forró dos compadres
O Mangue Beat, movimento liderado por Chico Science na década passada, revelou incontáveis cantores, compositores e bandas de Pernambuco que caíram no gosto dos jovens de todo o país. Dois artistas originários do mesmo estado e pertencentes à geração anterior, no entanto, gozam de popularidade intocável na capital entre representantes das mais diferentes tribos: Alceu Valença e Geraldo Azevedo.
Poyares brinda Garoto e volta a morar em Brasília
Carlos Poyares era menino quando se encantou pela flauta. Aos 8 anos, abandonou a família e fugiu com o circo pelo amor ao instrumento, que conheceu aos 5. ‘‘Meus pais eram músicos eruditos e não queriam me deixar tocar flauta. Naquela época, quem fazia música popular era chamado de vagabundo’’, conta.
A diva da voz
Você se recorda da última vez em que viu Leny Andrade na televisão? Vai ser difícil se lembrar, porque o trabalho requintado da cantora carioca, a maior intérprete brasileira do samba-jazz, não tem espaço nesses programas que brigam pela audiência nas tardes de domingo, ou outros semelhantes.

Expresso 2222:
Flora Purim - Speak No Evil
A cantora de jazz Flora Purim e o percurssionista e marido Airto Moreira estão radicados nos Estados Unidos há mais de trinta anos, mas nunca se afastaram da música brasileira.

Hoje em dia:
Livro resgata época de ouro da MPB
Entre 1965 e 1972, em plena vigência da ditadura militar instalada após o golpe de 1964, o Brasil vive período de grande efervescência artística, sobretudo na esfera musical. Termômetros desse aquecimento cultural, os festivais de música popular brasileira levam multidões aos teatros e estádios de todo o país, onde são realizadas eliminatórias.

JB Online:
Lira inédita e maldita
Benditos sejam os versos do cantor e compositor paulista Itamar Assumpção, que insistem em apontar o valor de cada palavra, de cada rima, condensando e mastigando todo o presente, passado e futuro cultural do povo brasileiro numa só linha.
O samba insólito de Adoniran
João Rubinato prismou sua personalidade em tipos como Charutinho e Zé Conversa, entre outros, mas, principalmente, Adoniran Barbosa, sua criação mais famosa. Adoniran é a figura central...

JC Online:
Sanfoneiro na trilha do São João
As festas juninas trazem lançamentos de discos que cabem em todos os eventos, do pequeno arraial à mais extensa festa de rua. É hora de comprar alguns dos bons discos do gênero
Histórias de uma banda lendária
Onças, Lampião e Gilberto Gil povoam as lembranças de Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru

O Dia:
Sem Nara há 14 anos
Parece que foi outro dia, mas no dia 7 de junho, primeiro sábado deste junho, fez 14 anos que Nara Leão morreu, muito jovem, como acontece, misteriosamente, com algumas grandes cantora brasileiras: Elis, Sylvia Telles, Dolores Duran, Clara Nunes, e, de certa forma, Carmem Miranda e Dalva de Oliveira, estas, senão jovens, pelo menos muitos antes do que seria previsível.