Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-05-30
no mínimo:
Elza Fitzgerald
O uso da expressão “bossa negra” no título do segundo LP de Elza Soares, lançado em 1961 pela Odeon, implica a existência de uma “bossa branca”. Esta, naturalmente, era a bossa nova.

Paraná-Online:
Jards Macalé faz dois shows e palestra em Curitiba
Jards Macalé é figura-chave para que se entenda o que de melhor aconteceu na cultura brasileira da década de 60 até hoje. Esteve envolvido com os tropicalistas, fez arranjos e direção musical para Caetano, Bethânia e Gal. Foi parceiro de poetas como Capinam, Waly Salomão, Duda Machado, Vinícius de Moraes e Torquato Neto.
Criador da série Songbook é assassinado no Rio
A morte prematura do produtor acende um sinal vermelho na história dos registros musicais brasileiros. Chediak era um dos poucos músicos que sabia respeitar, como ninguém, a memória musical e cultural de seu País. Em 1986 fundou uma pequena editora, Lumiar, para publicar suas obras e de outros artistas na área da música popular.

Gafieiras:
Ed Motta lança primeiro disco pela Trama
A esperada união entre o cantor, compositor e instrumentista carioca Ed Motta e a gravadora paulistana Trama teve seu primeiro registro social nesta quarta-feira (28/05)
Lua Discos lança CD de Dom Salvador
Aproveitando a proximidade do 4º Chivas Jazz Festival, que ocorre entre os dias 28 e 31 de maio, no DirecTV Music Hall (SP) e na Marina da Glória (RJ), a Lua Discos lança o CD Transition, do pianista e compositor Dom Salvador, uma das atrações do evento.
Dona Inah canta inéditos de Cartola e Ataulfo
Nos próximos dias 30 e 31 de maio, sexta e sábado, respectivamente, às 22h, a sambista Dona Inah, 68, apresenta no palco do Supremo Musical (rua Oscar Freire, 1000 – tel. 11 3062.0950) o show Divino samba meu, que antecipa seu primeiro CD-solo.

Folha Online:
Ed Motta lança novo CD com vontade de improvisar
Mais que músicas, melodias e letras, a vontade do cantor e compositor Ed Motta, 31, era poder mostrar em seus shows as composições do novo CD, "Poptical", entre uma interrupção e outra, para contar detalhes do processo de criação, a história de cada melodia e ter espaço para voltar e consertar uma nota errada.

Jornal da Tarde:
A volta dos que quase foram
Após ganhar o rótulo de bregas, artistas populares na década de 80 acabaram caindo no ostracismo. Agora que seus shows voltaram a encher, eles ameaçam: "Estamos de volta".
Nahim quer coroa do 'Qual é a música'
"Cara, acabou! Acho ridículo esses caras quererem voltar. Tem tanta gente com talento que está batalhando por um espaço e aí vem esse povo museu querendo competir?"

Jornal Hora do Povo:
Samba com o sabor da Bahia no novo CD de Edil Pacheco
Compositor bastante gravado por grandes nomes da música popular brasileira, como Clara Nunes, João Nogueira, Alcione, Agepê, entre outros, o baiano Edil Pacheco, parceiro de nomes como Batatinha e Ederaldo Gentil, nos presenteia com um trabalho cuidadoso. Trata-se do seu mais recente trabalho, o CD “O Samba Me Pegou”, que conta com um time de músicos da pesada.
Grupo Jongo da Serrinha agora em temporada no teatro Carlos Gomes
O grupo artístico Jongo da Serrinha foi fundado em 1975 pela lendária Vovó Maria Joana Rezadeira e seu filho Mestre Darcy do Jongo. Ele é liderado pela jongueira mais antiga da Serrinha e uma das fundadoras da Império Serrano, a Tia Maria do Jongo, que, nos 80 anos de idade, apresenta a tradição do jongo nos palcos de teatros do Brasil e do exterior ao lado de netos da Vovó Maria Joana.