Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-05-26
Musica Brasiliensis:
Negritude Senior
Nei Lopes celebrates his black roots in a double CD reissue.

Estado de Minas:
Embaixadora do samba
O gênero propriamente dito ela só viria a gravar dois anos depois, mas A Bossa Negra, de Elza Soares, disco lançado oficialmente pela EMI-Odeon em 1961, e que acaba de ser remasterizado pela Dubas Musica, se transformou em um dos momentos mais cultuados da carreira da cantora carioca que, em 1963, enfim, lançaria Sambossa, de repertório centrado na então emergente bossa nova.

Samba & Choro:
Projeto de lei anti-jabá
Jabá é a propina que as gravadoras pagam para que sua música toque nas rádios e TVs. Hoje é o grande responsável pela impossibilidade de divulgação da boa música brasileira produzida nos pequenos selos.
Artigo sobre o violão de sete cordas por Luis Filipe de Lima
Estamos publicando um artigo sobre o violão de sete cordas escrito pelo violonista e doutor em comunicação Luis Filipe de Lima.

Arte Musical:
As várias facetas artísticas de Lucinha Lins
A cantora, atriz e dançarina Lucinha Lins canalizou toda a sua emoção para gravar, ano passado, "Canção Brasileira", uma obra-prima, em que ela faz belas interpretações de Sueli Costa, uma das melhores e mais atuantes compositoras da música popular brasileira.

NelSons:
Jornalista lembra partida de Duílio Justa
Paladino cearense Humberto Pinho Sobreira faz crônica celebrando Presidente do Clube do Choro de Fortaleza que "passou para o lado do silêncio" neste início de maio de 2003
A Saga dos Índios Tabajaras - Parte II
De Tianguá para o mundo um pouco da história de artistas da música dos cearenses
A Saga dos Índios Tabajaras - Parte III
De Tianguá para o mundo um pouco da história de artistas da música dos Cearenses

Viva Favela:
Ex-cantor cria selo
O ex-vocalista dos Lampirônicos, Nikima está de volta. Só que dessa vez nada de cantar à frente de uma banda e sim lançar novos talentos da música nordestina através do seu próprio selo, o "Eletrônica de Churrascaria".

Revisita MPB:
Caetano Veloso
Oi Caetano! Tudo bem? Há muito tempo estou ensaiando para te escrever esta carta.