Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-05-08
Correio da Bahia:
Chico Pinheiro, um acontecimento musical
O paulista Chico Pinheiro, revelação da MPB com o excelente CD "Meia-noite, meio-dia", que tem participações de Ed Motta, Lenine, Maria Rita Mariano, entre outros
MPB em duo de voz e piano
A cantora Nana Caymmi e o instrumentista Wagner Tiso apresentam-se no Teatro Castro Alves, abrindo o projeto Vozes da MPB
Disco retrata paisagens brasileiras
Tradições e peculiaridades de várias regiões servem de matéria-prima para a ambiciosa e bela suíte sinfônica Cenas brasileiras, composição de Wagner Tiso, que ocupa as seis primeiras faixas do recém-lançado disco de mesmo título.

A Tarde:
Encontros da MPB
Projeto reúne Wagner Tiso e Nana Caymmi, João Donato e Emílio Santiago e Gal Costa, no Teatro Castro Alves

Correio Braziliense:
Dori Caymmi grava geração de ‘‘grandes’’
Há que se vender poucos discos sem perder a ternura (e o bom humor) jamais. Esse é o estado de espírito do incansável guerrilheiro Dori Caymmi, radical defensor da brasilidade que avermelha só em imaginar a infiltração de acordes e ritmos alienígenas na pureza original de nossa música.

Folha Online:
Cartaz com Tom Jobim acendendo charuto será retirado de escola
Embora em boa parte de suas fotos Tom Jobim apareça fumando, o cartaz do compositor que está na fachada do centro de estudos musicais em São Paulo que leva seu nome, no qual ele está acendendo um charuto, será retirado da escola.

JB Online:
A boa música instrumental
Ele nasceu há 140 anos, mas sua obra matém o corpinho em dia com as modas. Na comemoração da datona redonda, três CDs abordam o legado do carioca primal Ernesto Nazareth (1863-1934), um dos fundadores do que hoje é chamado de MPB.

GloboNews:
'Estação Brasil'
Zé Ramalho cantando pagode?! Pois ele faz isso e muito mais no novo disco.

Hoje em dia:
Paulinho da Viola - Cidadão do Samba
Hoje, às 20 horas, o cantor e compositor Paulo César Batista de Faria, ou simplesmente Paulinho da Viola, 60 anos, recebe da Câmara Municipal mais um título em sua coroada trajetória - desta vez, o de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.

O Tempo:
Cidadão do samba
Se Nelson Rodrigues estava certo quando disse que toda unanimidade é burra, então o que acontece em relação a Paulinho da Viola talvez seja exceção à regra. Pode até ser que exista no universo da MPB - incluindo artistas e diletantes - quem não goste da música do "príncipe do samba", como é conhecido, mas, se houver, é de uma escassez que chega à invisibilidade.

O Povo:
Senhora do
canto de fé

Maria Bethânia lança nacionalmente o CD Cânticos, Preces e Súplicas à Senhora dos Jardins do Céu, um projeto de cânticos de louvor e ladainhas à Nossa Senhora. Anteriormente editado em tiragem limitada, o disco chega no mercado às vésperas do Dia das Mães.

Estado de Minas:
Um bamba do samba
O carioca Wilson Moreira faz show hoje à noite, na Faculdade do Samba, e lança uma cartilha sobre a história da sua vida, assinada por sua mulher, Ângela Nevy