Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2003-05-21
Correio Braziliense:
Trio de violeiros autografa novo CD
O encontro nunca aconteceu, mas já ficou na cabeça do violeiro Paulo Freire: ‘‘A Inezita Barroso disse que o professor Pasquale Cipro Neto tinha muito a aprender quando conhecesse seu Badia (Medeiros, violeiro)’’.

Diário de S. Paulo:
Marcelo D2 mais sambista do que nunca em novo CD
Em seu segundo trabalho solo, “Em Busca da Batida Perfeita”, vocalista do Planet Hemp vai mais a fundo na mistura de hip hop com samba

O Povo:
De olhos bem fechados
A cantora Roberta Miranda faz única apresentação, em Fortaleza, do último CD, Pele de Amor.
Ney Matogrosso se repete
Ney Matogrosso lança versão ao vivo do mesmo CD do ano passado. Ney Matogrosso interpreta Cartola ao Vivo traz o mesmo repertório do disco anterior, praticamente na mesma ordem, acrescido de outras cinco composições do mestre mangueirense.

Estado de Minas:
Formação - O samba no colégio
Do peixe fora d água no início do curso ao tubarão de hoje, na comparação oportuna feita durante a rápida fala que antecedeu à apresentação do seu concerto de formatura em canto na Escola de Música da UFMG, Patrícia Ahmaral deu a dimensão exata da transformação que vem experimentando desde que decidiu solicitar a obtenção de novo título na universidade, na qual já havia graduado em jornalismo.
Integração com a comunidade
Baterista de talento reconhecido, André Limão Queiroz vai concluir em agosto o bacharelado em percussão, com especialização em vibrafone. Profissionalmente, eu já tenho mercado de trabalho como baterista.

Correio da Bahia:
A verve instrumental de um precursor do axé
"Luiz Caldas in concert" mostra o múltiplo talento do músico baiano, em repertório variado
O valor dos ícones
Músicas de Cartola e Noel Rosa compõem o repertório do show de Roberval Santos, Eduardo Brito e Eliane Veiga

Folha Online:
Jovem Pan e Abril Music falam em "projetos de marketing"
A rádio Jovem Pan e representantes da extinta gravadora Abril Music (citadas por Midani no esquema de pagamento para execução de músicas) defendem que atualmente os acordos não configuram mais jabá, e sim "projetos de marketing".
Jabá "era troca de interesses", diz filho de Chacrinha
Apontado por André Midani como responsável por negociar jabás para o programa do Chacrinha, Leleco Barbosa, 52, filho do apresentador, diz que não havia pagamento em dinheiro. Segundo ele, que dirigiu o show do pai por cerca de 20 anos, o que existia era "uma troca de interesses".
Leia a íntegra da entrevista de André Midani à Folha
André Midani, um dos nomes mais importantes da indústria fonográfica brasileira dos anos 60 aos 90, conta como é feita a cobrança para execução de música nas rádios e TVs, conhecida como jabá.
Ex-executivo da indústria fonográfica confirma existência do jabá
"O jabá existe." Pela primeira vez, uma das figuras centrais da indústria do disco no Brasil explicita a história do pagamento clandestino feito por gravadoras para emplacar sucessos musicais em emissoras de rádio e televisão.
Jabá incluía até drogas, diz ex-executivo da indústria fonográfica
A seguir, André Midani fala sobre as formas de pagamento do jabaculê e de esquemas envolvendo Chacrinha, a gravadora Abril Music e a rádio Jovem Pan.

Gazeta de Alagoas:
MAIO XI-KI: MISTURA FINA DE SAMBA E JOVEM GUARDA
O Xi-Ki-Tim, que volta aos palcos alagoanos, nasceu em 1972, a partir da reunião de um grupo de músicos profissionais liberais

Gazeta do Povo:
Mais um na grande família
No Calçadão é o CD de estréia de Max Viana. Filho de Djavan se lança em carreira de compositor e intérprete.

JB Online:
Sonoridade urbana
João Bosco denuncia em show miséria nas ruas do Rio

O Dia:
Trinta anos bem cantados
João Bosco faz show do disco ‘Malabaristas do Sinal Vermelho’, em que comemora três décadas de carreira

O Globo:
Malabarista ao vivo
João Bosco acaba de chegar do Japão, onde fez 16 shows para lançar seu disco ''Malabaristas do sinal vermelho'', que comemora 30 anos de carreira, e engata temporada no Teatro Rival para o lançamento carioca