Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-10-10
Valor:
O cabelo mudou, mas a voz é a mesma
A cantora maranhense Rita Ribeiro mudou de casa, cidade, de banda, visual e distribuidora para lançar o terceiro CD de sua carreira. "Comigo" -que chega esta semana às lojas de todo o país pelo selo MZA Music/Abril Music-, no entanto, mantém o estilo de uma das mais talentosas cantoras da geração nordestina que surgiu na década de 90. No repertório, além das habituais contribuições do conterrâneo Zeca Baleiro e de Chico César, Rita escolheu outros sete compositores pouco conhecidos da maioria do seu público. "Essa é a característica marcante do meu trabalho", diz ela. "Gosto de divulgar novos talentos", explica.

Folha Online:
Sincrética, cantora Rita Ribeiro volta mais "limpa"
"Moça Bonita" é a última faixa do novo e terceiro álbum da maranhense Rita Ribeiro, 35, "Comigo". Foi composta por Evaldo Gouveia e Jair Amorim para Angela Maria, que a gravou em 76 ("depois me arrependi de não ter chamado ela para cantar comigo", diz), e para Rita tem um quê de pombagira.
Qualidade está consolidada, mas Rita Ribeiro ainda se contém
À altura do terceiro disco, Rita Ribeiro é artista de qualidade edificada e consolidada. Não vende pencas de discos e ainda atiça preconceitos, mas essas coisas não são problemas dela. Dela são a solidez de "Comigo", a equalização da sonoridade sóbria e elegante que esse disco atinge (agregando valores tão distintos quanto Sivuca e Lincoln Olivetti sem choques de continuidade), a voz firme, potente e segura.

iG:
Coleção Disquinho é relançada em CD e já é sucesso de vendas
Disquinhos de vinil colorido com histórias infantis, produzidos nos anos 50 e 60, foram relançados em CD pela gravadora Warner. A cota inicial de 50 mil cópias esgotou-se em um dia e, até o fim do mês, devem ser vendidas mais 50 mil

Musibrasil.net:
Guinga, maestro di emozioni
intervista di Fabio Germinario (versione in portoghese)
Il meglio dello Choro
discografia a cura di  Daniella Thompson (versione inglese)

publico.pt:
As Noites do Norte de Caetano Veloso
Caetano Veloso não é o branco mais negro do Brasil, mas é certamente o autor musical que melhor soube sorver e interpretar os cantos que se espalham pela imensidão do grande país da América do Sul - e que incluem os dos negros e os dos índios. Ao longo de uma carreira de muitas décadas, mostrou que, apesar de alguns baixos, é possível criar sempre algo de novo, reinventar formas de expressão musical, colher novos ensinamentos para dar nervo a um percurso que arrebatou paixões pelo Mundo inteiro.
O Regresso do Baiano Mais Conhecido no Mundo
Entrevista - Caetano Veloso, 59 anos, inicia hoje no Coliseu de Lisboa mais uma digressão por palcos portugueses, que o levará ainda ao Porto e a Coimbra. A sua carreira, iniciada nos idos de 60, nem sempre foi consensual no Brasil, onde permanece como personagem polémica e controversa. Em Portugal, é alvo de uma unanimidade quase perigosa, que nos dias de hoje se estende ao resto do mundo.
Caetano, Amália e a Língua de Camões
Apesar do seu talento e prestígio ser reconhecido em todo o mundo, a carreira internacional de Caetano Veloso só conheceu o seu verdadeiro impulso em 1989, quando o irmão de Maria Bethânia já tinha editado mais de 20 álbuns de originais na sua terra natal. Hoje, Caetano Veloso já é o maior embaixador da língua portuguesa cantada, uma posição que era até então, de certa forma, ocupada por Amália Rodrigues. Mas o cenário da música brasileira era em tudo diferente...
Frases

Folha Online:
Caetano apresenta "Noites do Norte" em Portugal e na Alemanha
Caetano Veloso realiza hoje, em Coimbra, centro de Portugal, o seu último concerto no país, seguindo depois para a Alemanha, onde dará no dia 14 um espetáculo, em Wuppertal, de apresentação do álbum "Noites do Norte"

CliqueMusic:
Baianos na luta contra o câncer
Maria Bethânia, Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo gravarão álbum com renda revertida a hospitais que tratam de crianças
Marcos Valle/Roberto Menescal/Wanda Sá - Bossa Entre Amigos (Albatroz)
Bossa Entre Amigos é apenas mais um disco de bossa nova, no que isso carrega de bom e de ruim. Wanda, Menescal e Valle têm carregado este show há um bom tempo Brasil afora, com um repertório de clássicos da bossa num esquema intimista e econômico.