Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-09-17
A Tarde:
CD reúne 15 pérolas do chorinho
O choro recebeu um registro especial na forma do CD Café Brasil, uma produção de Rildo Hora, que reuniu um elenco de peso para a execução de 15 pérolas do estilo.

RadioBen
Programa #2 da RadioBen enfim está no ar. Nesta edição separamos 33 músicas que influenciaram ou foram influenciadas por Jorge Ben, de Roberto Silva e João Gilberto a Thaide e DJ Hum, passando por Simonal, Cassiano, Gil, Incríveis, Bebeto ... Além de pérolas do próprio, é claro. Uma viagem no tempo.

Brazzil:
Calling the Tune
Which are the best Brazilian songs ever? Seven among the 10 best were composed by Tom Jobim, according to a panel of experts. The big winner: Águas de Março.
Olodum Power
The Bahian, by himself, lives very poorly in social terms. He lives with poor transportation, housing, education. It’s difficult to explain how a population that has such a precarious social situation is able to be happy, in their day to day lives as well as Carnaval.
Revisiting Two Minstrels
Antônio Carlos Jobim and Vinicius de Moraes: for two generations, their songs have been the real Aquarela do Brasil.

Correio da Bahia:
Xote dos meninos
O Falamansa chega ao segundo CD, com participação de Marcos Suzano e Jaques Morelenbaum

GloboNews:
Uma homenagem a Paulo da Portela
Disco do compositor foi produzido no Japão
'Deus te ouça', música de Paulo da Portela e Cartola

Jornal do Brasil:
Noite de sambista
Quando Délcio Carvalho chegou ao Rio, vindo de Campos, seu primeiro parceiro foi Noca da Portela. Os dois não se lembram exatamente quanto tempo se passou desde então, mas esperam fazer uma espécie de comemoração com show, no Teatro Galeria, no Flamengo, para lembrar a ocasião. Noca e Délcio são as atrações de hoje e amanhã do projeto Galeria Dá Samba, que já apresentou Guilherme de Brito, Marcos Sacramento, Velha Guarda da Mangueira, Dorina e outros.

Jornal Hora do Povo:
Cartografia Musical Brasileira reunida em coleção de CDs
A música brasileira em variadas vertentes vem crescendo de produção em todos os cantos do país. Há mais de um ano, o Instituto Itaú Cultural, dentro de seu programa Rumos Itaú Cultural Música, deu início ao projeto "Cartografia Musical Brasileira", que resultou em dez CDs. Os CDs estão sendo comercializados em uma caixa ou separadamente, pelas gravadoras independentes, Pelourinho/BA, UnB/Centro-Oeste, Laboarte/Maranhão e Piauí, Lapa/Minas Gerais, Violões da Amazônia/Norte, entre outras, com distribuição da Rob Digital.
Novo disco de Jorge Aragão traz só músicas inéditas
O cantor e compositor Jorge Aragão, depois de lançar dois CDs ao vivo, grava agora o "Todas" (Indie Records), produzido por ele. O disco traz nove músicas inéditas, a maioria de sua autoria - sozinho ou com parceiros como Arlindo Cruz, Flávio Cardoso e Paulinho Resende .

Jornal O Norte:
Paraibano aposta na força da música do NE
Chega às principais lojas de discos de todo o país, nos próximos dias, o terceiro compacto do cantor e compositor paraibano Judivan Macedo. "O Rei da Estrada", nome do novo trabalho do artista, está sendo lançado pela gravadora Polysom.

O Globo:
Gabriel protesta mas público quer diversão
O público que encheu o Canecão na noite de sábado não está tão interessado nos protestos e na consciência política de Gabriel O Pensador: são meninos e meninas, a grande maioria adolescentes, dedicados, além de cantar refrãos e pular em sucessos como "Até quando?" e "Lôraburra", a circular, conversar e azarar. Não dá para reclamar: eles estão sendo eles mesmos.
As letras e as canções de um músico que sempre deu nó em pingo d'água
Há três anos, ao optar por uma carreira solo, paralelamente ao seu trabalho com o Nó em Pingo d’Água, o bandolinista Rodrigo Lessa tirou da gaveta algumas composições e fez o disco "Sol bambá". Agora, sua segunda investida individual, o CD "Feito a mão" (produção independente), reúne parceiros do Nó e de seu outro projeto, o grupo Pagode Jazz Sardinha’s Club, e também conta com as participações de Joyce e de Dona Ivone Lara. Segundo o músico, esta é uma reunião de amigos.
Dois bambas em um só palco
Dois bambas do samba carioca e parceiros de clássicos como "Vendaval da vida" dividem, hoje e amanhã, às 21h, o palco do Teatro Galeria, no Flamengo. Noca da Portela e Delcio Carvalho fazem o penúltimo show da série Galeria dá Samba.

Tribuna da Imprensa:
Discos que ajudam a escapar do óbvio
Gal Costa relança. Leila Pinheiro relança. O rádio, uma indigência. A TV, faça-me o favor. Tudo conspira a favor da disseminação da idéia de que há uma "crise de criatividade" na música brasileira. Ora, vão ver se estou na esquina. Está cheio de gente trabalhando - e trabalhando sério. Gente do samba, do choro, da música instrumental, da chamada música contemporânea. Em que rádio do Rio vai tocar um dia o CD carioquíssimo do carioquíssimo Cláudio Jorge?
Tirando a poeira do velho conceito de sebo
O que você acharia de um lugar com os seguintes cartazes em seu interior: "Bizarro! Fotos de desconhecidos - apenas 6 reais"? Ou então: "Dance a dança do bumbum e saia rebolando da loja com `Axé Bahia 97'". Ou, mais ainda: "Mulher, queime seu sutien em plena loja e leve Betty Friedman de graça"? Seria um hospício? Não, estas são as promoções do sebo Baratos da Ribeiro, que, como o nome diz, se situa na famosa rua de Copacabana. Muito mais do que vender livros usados, no local pode-se encontrar também raridades e bizarrias em gibis, fitas de vídeo, CDs, discos de vinil e o que for de mais inesperado.