Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-09-28
no.com.br:
Meio luz, meio sombra
A série "Da vanguarda ao pop" vai reunir no Rio artistas como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e Arnaldo Antunes em comemoração aos 20 anos de trabalho de uma geração que busca no experimentalismo a cara musical de São Paulo.
No Olimpo
Num ano excepcionalmente bom para o samba - com os lançamentos de Elton Medeiros e Claudio Jorge, Casquinha e Guilherme de Brito - Moacyr Luz entra em campo como um grande entre os grandes. "Na galeria" é, disparado, um dos melhores discos de samba ou de qualquer gênero lançados em 2001. É de uma simplicidade desconcertante, própria, aliás, da sofisticação: dois violões e cavaquinho (divididos entre o próprio Moacyr e Carlinhos Sete Cordas), percussão (o craque Beto Cazes) e 12 sambas de arrepiar. Uns por seu quase ineditismo; outros, consagrados, pela interpretação mais do que inspirada do compositor carioca - que agora descansa para dar lugar ao intérprete.

A Ponte:
Maracatu mambembe
Não precisa imaginar muito, basta sentar numa mesa de bar, tomar algumas cervas e pronto. Sem que você menos espere estará aportando na sua frente um grupo de cem pessoas num carro, com microfones e holofotes, lhe convidando a fazer parte desse aprendizado.
(Re) Nascimento do Passo
Depois de 6 meses sem direção e sob a ameaça de encerrar suas atividades, a Escola Municipal de Frevo do Recife volta com pique total para conquistar a visibilidade que Nascimento do Passo e companhia sempre julgaram merecer. Duas grandes vitórias já foram alcançadas.

O Globo:
Setembros passados e presentes
"Vinte e sete de setembro / Eu sempre me lembro, não esqueço de dar / Cocada, paçoca, suspiro, pipoca / Bolo, bala, bola, cuscuz e manjar". Os versos de "Falange do Erê", sucesso na voz de Zeca Pagodinho, mostram que Cosme e Damião e samba sempre estiveram juntos.
Falange do Êre
Festival do MIS elimina figurões do chorinho
Quatro músicas se classificaram na primeira das três eliminatórias do Festival de Choro do Museu da Imagem e do Som (MIS), realizada na noite de terça-feira, na Sala Cecília Meirelles. Os choros "Balançadinho", de Jorge Antônio Cardoso Moura; "Talvez", de Carlos José Gonçalves dos Santos; "Pisando em paralelepípedo", de Marcus Ferrer; e "Maxixe da família", de Silvério Pontes e Francisco Nacarati, já garantiram vaga na finalíssima marcada para o dia 16 de outubro, no mesmo lugar.
Moacyr Luz para vizinhos
Moacyr Luz nasceu em Jacarepaguá, já morou no Méier, Catumbi e Bangu, mas é 'muito tijucano'. É para homenagear a vizinhança do bairro onde mora desde 1983 que o compositor escolheu o Teatro Henriqueta Brieba, do Tijuca Tênis Clube, para um pré-lançamento de seu novo CD, "Na galeria".
Sambando no cinema
No documentário ou na ficção, o samba é um dos personagens mais constantes do cinema nacional, quase sempre aparecendo bem na tela. A mostra projeto "Curta Petrobras às 6", que fica em cartaz na Casa França-Brasil até 11 de outubro, dá uma idéia de como o batuque vem sendo tratado nos curtas. É a mostra "Curta samba".

Terra:
Time destaca música do brasileiro Max de Castro
A revista Time resolveu abraçar a música brasileira. Na versão americana semanal, em uma lista das melhores bandas fora dos EUA escolhidas por críticos da revista, o Pato Fu ficou em oitavo lugar. Já a versão latino-americana elegeu Max de Castro como o "Mais Quente Jovem Cantor-Compositor do Brasil" - e Moreno Veloso, filho de Caetano, um iconoclasta brasileiro em sua segunda geração.