Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-09-24
no.com.br:
O filé-mignon do Gordurinha
Não é preciso pertencer a velhas gerações para conhecer a obra do genial compositor baiano Gordurinha - embora seja raro achar, entre aqueles com menos de 30 anos, alguém que ao menos tenha ouvido falar nele. É que Gordurinha, mesmo tendo sido um intérprete carismático, ficou famoso mesmo na voz de Jackson do Pandeiro e Gilberto Gil, entre outros.

O Popular:
Nana Caymmi reencontra a MPB
A cantora Nana Caymmi está de volta para a MPB, depois de dois álbuns de bolero. O novo disco, Desejo, vem recheado de surpresas, como composições de três gerações da família Caymmi (o pai, Dorival, em Vou Ver Juliana; o irmão Dori, em Saudade de Amar; e a sobrinha Juliana, em Seus Olhos).

A Tarde:
Cigarra da madrugada
Miriam Tereza celebra os 37 anos de carreira com show e jantar dançante.

Correio da Bahia:
Quebradeira nos bastidores
Uma verdadeira batalha judicial foi travada nos bastidores do show de lançamento do novo CD do grupo Harmonia do Samba, Casa do Harmonia, realizado anteontem no Parque de Exposições de Salvador
Estréia maturada
Quando começou a compor ainda adolescente, a cantora Ângela Chaves recebeu um estímulo e tanto, vindo de ninguém menos que Vinícius de Moraes, o Poetinha.

Correio do Povo:
Música
Recentes coletâneas resgatam o melhor da nova MPB, da música francesa e das trilhas internacionais das novelas. Há, ainda, outras novidades nos lançamentos

Diário de S. Paulo:
Série de CDs resgata clássicos sem chiados
Coleção festeja um século da RCA Victor recolocando nas lojas discos históricos da MPB

iG:
Marisa Monte dá show para 190 mil no Ibirapuera
Em 1997, Marisa e Carlinhos Brown se apresentaram no mesmo lugar, na Praça da Paz, e receberam um público estimado em 180 mil

O Estado de S. Paulo:
Marisa Monte reúne 150 mil em show no Ibirapuera
O fim de tarde ensolarado atraiu hoje cerca de 150 mil pessoas, segundo a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, para o show da cantora Marisa Monte, na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Folha Online:
Show de Marisa Monte mesclou sucessos antigos com novo disco
O show da cantora e compositora Marisa Monte, dentro da turnê ''Memórias, Crônicas e Declarações de Amor'', terminou há pouco no parque Ibirapuera superando as estimativas de público.
Show de Marisa Monte reúne 120 mil no 'domingo da paz' em SP
O show da cantora e compositora Marisa Monte registra recorde de público entre todos os eventos musicais no Ibirapuera desde janeiro. Estimativa conjunta da PM e da Guarda Civil Metropolitana, feita a pedido da Folha Online, aponta público entre 120 mil e 130 mil pessoas
Marisa Monte apresenta show completo no parque Ibirapuera
A cantora e compositora Marisa Monte vai apresentar em instantes, na praça da Paz, parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, o show completo, com 25 músicas, da turnê "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor".

Jornal do Brasil:
O sertão virou mar de plugs
Atalho conceitual no mangue beat gera bandos como Lampirônicos e Os Cabra

O Globo:
Zizi brinca com bossa
Ao ser perguntada pelo presidente de sua gravadora se gostaria de gravar um disco de bossa nova, Zizi Possi ficou reticente, disse que sua concepção de bossa era diferente, mais abrangente.
CD dosa emoção, técnica apurada e variado repertório
Segundo o "Aurélio", "bossa" é, em sua nona acepção, uma gíria brasileira: "Atributo ou qualidade peculiar a pessoa ou coisa, que faz que elas agradem, chamem a atenção, se distingam de uma ou de outra." E essa definição é a que melhor traduz a atmosfera de "Bossa", 17 disco de Zizi Possi.
Suzano encontra Jorginho do Pandeiro
Marcos Suzano encerra amanhã, às 19h30m, no Sesc Copacabana, a Série Percussão, no Rio Sesc Instrumental. Ele recebe dois instrumentistas, Jorginho do Pandeiro e Celsinho Silva, para uma participação cujo roteiro será delineado hoje
Samba com perfume de mulher
Já está virando rotina o início da semana ser marcado por boa programação sambista. Hoje e amanhã, no entanto, com um toque extra: quem comanda os principais shows da cidade são as mulheres.
Marisa Monte canta paz e amor em Ipanema
World Trade Center e Pentágono não foram mencionados uma única vez pela estrela no palco, mas os dois nomes mais pronunciados no planeta nos últimos 13 dias deram o mote ao concerto de Marisa Monte na noite de sábado nas areias de Ipanema.
Atentado aos EUA: ‘desafio para o bem’
Integrante da legião de brasileiros que estava em Nova York no dia do ataque terrorista ao World Trade Center, Marisa lembrava no sábado, em entrevista coletiva logo após o show, a sua vivência da tragédia.