Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-09-15
JC Online:
A volta do cigano
Violonista Ednaldo Queiroz deixa a reclusão em Bodocó para retomar a carreira, interrompida há uma década

Valor Econômico:
As canções de Nana
Em nova fase da vida, a cantora lança o CD "Desejo" e começa turnê em São Paulo.

Jornal Hora do Povo:
Meninos percussionistas da periferia no novo trabalho de Celso Viáfora
O cantor e compositor Celso Viáfora, que gravou seu quarto disco recentemente intitulado "Basta um Tambor Bater", levou aos estúdios, no Rio de Janeiro, os meninos percussionistas do projeto "Barracão dos Sonhos", da favela Paraisópolis, de São Paulo, que fizeram sua participação especial. Agora, Celso lança esse trabalho num campo de futebol da favela, acompanhado de um sexteto, onde reverencia a tradição do samba, extraindo poesia de situações do cotidiano.

Samba & Choro:
Rodrigo Lessa lança segundo CD solo, "Feito a Mão"
Barbeirinho, Luiz Grande e Marquinhos Diniz estão gravando seu CD

CliqueMusic:
Era do rádio se eterniza em Alô Alô Carnaval
Documento histórico da música brasileira, filme de 1936 com Francisco Alves, Carmen Miranda e Mario Reis é restaurado
Celso Viáfora e os sambistas do futuro
Compositor lança o álbum Basta um Tambor Bater com show na favela de Paraisópolis, em São Paulo
Trio Mocotó - Samba Rock
"Esse som é universal." Quem dá a dica é o percussionista Nereu (na faixa Kriola), e a frase é uma verdade plenamente aplicável à música do Trio Mocotó. Samba Rock já diz em seu título o que há neste disco de comeback do grupo que esteve presente (junto a Jorge Ben) ao nascimento do supracitado gênero. O balanço impecável de Nereu, Fritz e João Parayhba permaneceu intocado - sem "evoluir" - por todos esses anos.
Tavynho Bonfá - Um Banquinho Um Violão...
Na seqüência da série Um Banquinho Um Violão..., já responsável por um bom álbum de Daniel Gonzaga, a bola da vez é Tavynho Bonfá. Filho de Luiz Bonfá, o cantor e compositor prefere não arriscar muito e lança um álbum despretensioso, feito para agradar mesmo. O que não chega a ser demérito. Baseando-se em canções bastante conhecidas, Tavinho solta sua voz suave num CD que deixa-se ouvir sem traumas.
Tito Madi - Ilhas Cristais
Tito Madi não pertence ao século XXI. Suas composições, seu estilo vocal, a elegância de que lança mão ao se auto-produzir; tudo relembra uma época mais doce e gentil do que o ano 2001.

Folha Online:
EMI troca Clementina de Jesus por série caça-níqueis
Está cancelado , por ora, o relançamento da obra de Clementina de Jesus pela EMI. "As vendas neste ano estão muito baixas, a expectativa é que não venda bem", justifica o gerente de marketing estratégico da gravadora, Maurício Dias.
"Gota d´Água", de Chico Buarque, estréia hoje em São Paulo
O diretor de teatro Gabriel Vilella completa sua trilogia baseada na obra de Chico Buarque com a estréia de "Gota d' Água", hoje, no Tom Brasil, em São Paulo. Adaptação moderna da tragédia grega "Medéia", de Eurípides (431 a.C.), "Gota d' Água" foi escrita pelo músico em parceria com Paulo Pontes em 1975, a partir de um projeto de Oduvaldo Viana Filho para a televisão.
"Presa" em Los Angeles, Marisa Monte cancela shows em SP e no Rio

NelSONS:
Guarabyra: A vida e o professor Cauby
Crônica homenageia o famoso cantor da eterna "Conceição"

GloboNews:
A insuperável música de Gilberto Gil
Gilberto Gil foi um dos pioneiros brasileiros do "Acústico MTV" numa época em que o programa ainda levava seu nome gringo "Unplugged". Não havia sofisticação de luz e som que existe hoje, nem recursos como a câmera automática de grua que dá movimento e um sentido quase tridimensional às imagens. Contava-se apenas com o recurso normal de edição para compensar a imobilização dos músicos nos tais banquinhos que fazem parte do formato. Claro que existe a música e, no caso deste DVD, é uma música de incomparável beleza.
Assista a 'Drão', do acústico de Gil
Neste trecho do DVD do 'Acústico Gilberto Gil' recém-lançado pela Warner, o cantor e compositor canta 'Drão', de sua autoria.

Almanaque Musical:
Cris Delanno - Filha da Pátria
Não há duvida: Cris Delanno é uma das maiores cantoras desse país. Mais uma prova disso está em Filha da Pátria, sexto CD da carreira, um trabalho independente. Produzido por Paulo César Feital e com direção artística do maestro e pianista Leandro Braga, o álbum apresenta repertório bem selecionado, valorizado pelas interpretações emocionadas da artista.
Maria Bethânia - Maricotinha
Felizmente Maria Bethânia se redimiu da crise brega do disco anterior, onde chegou a gravar "É o Amor", de Zezé Di Camargo & Luciano. Em Maricotinha, disco que comemora seus 35 anos de carreira, a cantora baiana assume compromisso com o romantismo explícito, através de repertório leve e doce, impregnado de lirismo.
Ivan Lins - Jobiniando
Inicialmente, esse novo trabalho de Ivan Lins não ia sair no Brasil, mas por insistência de Marcos Maynard, presidente da Abril Music, acabou sendo lançado por aqui. Estava destinado ao mercado internacional, principalmente Estados Unidos e Japão, onde Ivan Lins é extremamente popular.

A Crítica:
A lírica de Zeca Baleiro
O compositor e cantor Maranhense mostra na programa na TV Cultura parte de suas canções que compõem o último CD "Líricas"

Cultura-e - Veredas:
Mário Lago - um camarada no samba
Boemia e política sempre ocuparam lugar de destaque na vida de Mário Lago. A vida do compositor carioca está registrada nos prontuários do Dops e em canções inspiradas em conversas de bar.
Entre o Estácio e a Cidade Nova
Foram dois anos intensos. Entre 1945, data em que deixou a ilegalidade, e 1947, quando foi mais uma vez cassado, o Partido Comunista Brasileiro construiu uma grande estrutura e se tornou popular. Tradicional reduto de intelectuais, o partidão caiu nos braços do povo ao travar uma parceria com o samba. Por muito pouco, deixou de organizar o carnaval carioca de 1947.
O mito da democracia e o carnaval
Profundo conhecedor da história do samba, o compositor e escritor Nei Lopes desanca o velho chavão de que o carnaval é a festa da democracia racial ampla e irrestrita. Segundo ele, o folguedo, que surgiu como um movimento de resistência negra à opressão das classes dominantes, está cada vez mais antidemocrático e excludente.
Noel Rosa, o filósofo do samba
Um dos grandes mitos da música popular brasileira, Noel Rosa é lembrado este mês, por ocasião dos 90 anos de seu nascimento, com o lançamento de 229 gravações originais de suas músicas, invariavelmente marcadas por uma bem-humorada filosofia boêmia.
A garota de Noel
Praticamente ninguém lembra de Aracy de Almeida, a garota do bairro do Encantado, Zona Norte do Rio, que encantou a primeira metade de nosso século com uma inconfundível voz anasalada e uma interpretação apaixonante.
Tributos ao poeta da Vila
Em Noel Rosa: uma biografia estão catalogadas 259 músicas do poeta da Vila, no maior trabalho de pesquisa feito sobre a sua obra.