Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


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2001-09-12
Folha Online:
"Orfeu Negro", clássico da "macumba para turista", chega em DVD
O moleque empina uma pipa do alto do morro, e a canção, famosa, nos fala da felicidade como uma pluma de vôo leve, mas vida breve. Num raro sopro de inspiração poética, o diretor Marcel Camus encontra, no curto vôo da pipa, a metáfora de "Orfeu Negro", filme em que busca, na euforia passageira do Carnaval, a eternidade de um mito.
Sétimo mercado de CDs, Brasil não tem revistas pop
Com o fim da "Showbizz" e a chegada incerta da "Rolling Stone" ao país, o brasileiro que procura uma boa revista sobre música e cultura pop nas bancas é obrigado a recorrer a publicações importadas. O fato não seria tão chocante não fosse o país historicamente um dos maiores mercados consumidores de CDs do mundo.

iG - Bebel Gilberto gostaria de ter mais sucesso no Brasil
Filha de João Gilberto e indicada ao prêmio de artista revelação no Grammy Latino disse na segunda-feira ter esperanças de fazer mais sucesso junto ao público brasileiro

GloboNews:
Disco do guitarrista Bola Sete é reeditado nos EUA
O lendário guitarrista Bola Sete (1923-1987), que viveu longos anos nos Estados Unidos, teve relançado o CD "Tour de Force", pelo selo Fantasy, que inclui o material de dois discos de vinil por ele gravados em 1962 e 1963. Bola Sete, cujo nome era Djalma de Andrade, além da bossa nova, dominava a música clássica e o flamenco com igual fluência.

The Bola Sete Trios - Tour de Force (Fantasy Records)
In the early 1960s, before the bossa nova wave broke and Jobim or the Gilbertos visited the U.S., Bola Sete (1923-1987) was appearing nightly in the Tudor Room of San Francisco's Sheraton-Palace Hotel. It was there that the virtuoso guitarist was heard by Dizzy Gillespie. The great trumpeter was so enthralled by Sete's work that he brought him to the 1962 Monterey Jazz Festival, where he was an instant hit. Bola Sete (born Djalma de Andrade) also began recording for Fantasy Records in 1962, and this package joins the first two LPs he made as sole leader. Though he was lumped with the other bossa nova stars, soft sambas were merely a fraction of Sete's musical equation. Flamenco and European classical pieces (such as Albeniz's "Asturias" and J.S. Bach's "Bourrée") and modern jazz and pop standards (Gillespie's "Tour de Force" and Henry Mancini's "Moon River," respectively) complemented the seminal Brazilian songs ("Manhã de Carnaval," "Samba de Orféu") and his own moving originals. Bola Sete took his name from the black 7-ball in the Brazilian version of billiards. "Tour de Force" runs the table.