Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-09-24
Folha Online:
Cantor e autor de Niterói lança "Janelas", seu primeiro disco individua
Em tempo de estrangulamento do mercado de discos, ainda sobra (pouco) espaço para a revelação de novos artistas. O compositor niteroiense Fred Martins, 32, já gravado por Ney Matogrosso e Zélia Duncan, chega agora a seu disco de estréia, "Janelas".
Música: CD "Janelas" se apóia em arranjos modernos e letristas afiados
Sendo tradicional , "Janelas" é, ainda assim, um CD de quebra de tradição. Nitidamente apaixonado pelos velhos cancionistas brasileiros, desde Luiz Bandeira (de que ele reinterpreta "Fulô da Maravilha", que Luiz Gonzaga costumava cantar) até Caetano e Djavan, Fred Martins não os livra de querer modernizá-los

Jornal International Press:
Perfil de Tim Maia
Criador do soul brasileiro, seu nome completo é Sebastião Rodrigues Maia. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, caçula de 12 irmãos, no dia 8 de setembro de 1942. Neste mês, completaria 59 anos.
Carlinhos Brown encerra turnê mundial no Japão
Depois da Europa, o artista baiano apresenta repertório novo para fãs japoneses
Adoniran Barbosa completaria 91 anos em agosto
O mestre Adoniran Barbosa, compositor paulista, nasceu no dia 6 de agosto de 1910, na cidade de Valinhos. Seu nome verdadeiro é João Rubinato.
Estopim, o novo CD de Na Ozzetti
Na Ozzetti começou sua carreira em 1979 como integrante do grupo Rumo. Em 1988, lançou seu primeiro disco-solo, intitulado Na Ozzetti, com arranjos musicais de Dante Ozzetti e que lhe rendeu o prêmio Sharp de cantora revelação. Agora vamos falar de outra etapa da vida de Na Ozzetti.
O que você precisa saber sobre música
Cauby Peixoto - Cantor nascido em Niterói (RJ), de família de artistas populares, iniciou sua carreira cantando em seu primeiro disco o samba Saia Branca.
O que você pecisa saber sobre música
Choro - Música noturna de caráter popular para pequena orquestra. O conjunto instrumental no choro é livre, composto de um pequeno grupo de instrumentos solistas.
Perfil de Graco Silvio Braz
O disco de estréia do cantor e compositor cearense Graco Silvio Braz, autor de Coração Alado, traz outras sonoridades ao cenário da MPB.
Música do Azymuth ganha as pistas de dança japonesas
"Vocês estão 20 anos à frente". Foi esse o comentário que o Azymuth recebeu de um produtor logo no início da carreira, há 26 anos. Embora a "sentença" tenha chocado os três integrantes - Ivan Conti (bateria e percussão), Alex Malheiros (baixo) e José Roberto Bertrami (teclados) - ela acabou provando-se verdadeira.
Bebel Gilberto
Cantora e compositora, Bebel Gilberto tem desfrutado sucesso internacional com seu álbum de estréia, Tanto Tempo, que lhe rendeu o disco de ouro na França.
O que vecê precisa saber sobre música
1) Ary Barroso - Compositor destacado nos anos 30, autor, entre outras, de músicas como Aquarela do Brasil, que se transformou em símbolo do Brasil e que até hoje é lembrada quando se quer falar das coisas da terra.
Japonesa descobre emoção de cantar em português
A japonesa Mio Matsuda, 22, começou cantando rock, como vocalista de uma banda aos 16 anos. Hoje, porém, é amante do fado e do samba.
A história da música - figuras importantes da MPB
Na década de 50, o descobridor de talentos e empresário da noite Carlos Machado, que produzia grandes espetáculos nas boates Fred’s e Night and Day entre outras, foi o responsável pelo lançamento de Norma Bengell e pela vinda do bailarino americano Lennine Dale ao Brasil.
A história da Bossa Nova
Uma geração de jovens artistas brasileiros, que acreditavam no futuro, conseguiram realizar o sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo. As primeiras manifestações do que viria a ser conhecido como Bossa Nova ocorreram na década de 50, na zona sul do Rio de Janeiro.
Perfil de Verônica Sabino
Seu nome completo é Verônica Estill Sabino. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 4 de outubro de 1960, é filha do famoso escritor Fernando Tavares Sabino e Anne Beatrice Estill. Verônica tem um estilo único e marcante. Ela conquistou um lugar de destaque entre as cantoras de sua geração.
Perfil de Ana Zinger
Ana Zinger estudou harmonia e voz nos Estados Unidos. Toca violão nas horas vagas. Luiz Avellar é produtor do disco. Quando canta Você me Acende - versão de Erasmo Carlos para You Turn me On - Ana Zinger aceta no tom. Em cheio.
O perfill de Boca Livre
Os quatro integrantes do Boca Livre são cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, e possuem um trabalho com apurada melodia, ritmo, afinação e harmonia.
Gilberto Gil e Ryuichi Sakamoto fazem show histórico em São Paulo
O teatro Alfa em São Paulo foi palco de um encontro musical histórico. O japonês Ryuichi Sakamoto e Gilberto Gil, dois grandes nomes do cenário mundial, tocaram juntos pela primeira vez durante quatro noites no fim de maio, em shows que também tiveram a presença do Quarteto Jobim-Morelenbaum.
Perfil de Cris Delanno
Nascida no Texas, Estados Unidos, Cris Delanno é uma artista dotada de um extraordinário equilíbrio da mais pura técnica e de emoção.
Moreno + 2
Sem ter de se expor muito na mídia para promover sua estréia, Moreno Veloso, 28, o filho de Caetano, começou bem sua carreira como líder do trio Moreno + 2.
Perfil de Noel Rosa
Neste mês completam-se 64 anos sem Noel Rosa, uma figura importante na história da Música Popular Brasileira. Compositor, letrista e violonista, capaz de captar e transmitir como ninguém o humor, o lirismo e a irreverência dos bairros cariocas, Noel Rosa é filho de um gerente de farmácia e de uma professora.
Onze anos sem Elizete Cardoso
Cantora popular carioca, ela faleceu em 7 de maio de 1990, no Rio de Janeiro. Nete ano, completaria 81 anos. Considerada uma das principais intérpretes da música brasileira - é chamada de "A Divina" -, Elizete Moreira Cardoso nasceu em São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, perto do morro da Mangueira, filha de um seresteiro.
Perfil de Ataulfo Paiva
Compositor e cantor mineiro, Ataulfo Alves nasceu no dia 2 de maio de 1909. Neste ano, completaria 92 anos. Ele foi o autor de sambas antológicos, entre eles Ai que Saudades da Amélia.
O perfil de Dorival Caymmi
No dia 30 de abril, serão comemorados os 87 anos de Dorival Caymmi, compositor, violonista e cantor baiano. Ele incorpora à música popular as personagens e paisagens da Bahia.
Perfil de Alfredo da Rocha
Mais conhecido como Pixinguinha, o compositor, instrumentista e arranjador carioca nasceu no dia 23 de abril de 1897, sob o signo de Touro. Autor de clássicos da música popular como Carinhoso, é um dos principais responsáveis pela popularização de instrumentos afro-brasileiros, como o tamborim, o agogô e a cuíca.
Perfil de César Guerra Peixe
A biografia do mestre estará sempre em nossa cultura, dentro do histórico da música brasileira. O compositor, arranjador, violonista e regente fluminense nasceu no dia 18 de março de 1914.
O perfil de Ernesto Nazaré
Compositor e pianista, Ernesto Nazaré nasceu no dia 20 de março de 1863, no Rio de Janeiro, filho de um despachante e de uma pianista, com quem aprende a tocar o instrumento. Nesta semana, ele estaria completando 138 anos de idade.
Leila Pinheiro, 20 anos de MPB
Se não fosse pelo músico paraense Guilherme Coutinho, o Brasil talvez jamais ouviria a voz límpida de Leila Pinheiro. Foi por insistência dele que a cantora nascida em 1960, em Belém (PA), abandonou o segundo ano do curso de medicina para se dedicar à música.
O perfil de Villa-Lobos
Compositor, instrumentista, regente e professor carioca, Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de março de 1887, sob o signo de Peixes. É um dos maiores nomes da música erudita do Brasil, com uma obra que faz parte do repertório de grandes orquestras internacionais.
Perfil de Sinhô
Seu nome completo é José Barbosa da Silva. Nasceu no ano de 1888, no Rio de Janeiro, filho de um pintor de parede. É considerado o primeiro grande sambista urbano, fixador do gênero e criador do estilo coloquial de cantar samba. Sinhô é compositor e instrumentista carioca.
O Samba (1ª parte)
Gênero músical e um tipo de dança de origem afro-brasileira. De ritmo sincopado, é tocado com instrumentos de percussão e tem como base o violão ou o cavaquinho. As letras falam da vida urbana ou de amor.
O Samba (2ª parte)
Vamos apresentar o samba-enredo, estilo criado no Rio de Janeiro nos anos 30, com o início dos desfiles das escolas de samba.
Bebel Gilberto
A cantora e compositora desfruta do reconhecimento internacional do álbum Tanto Tempo
O perfil de Tom Jobim
Seu nome completo é Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.
Nasceu na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Compositor, cantor, arranjador e maestro carioca, ele completaria 74 anos no dia 25 de janeiro. É conhecido no mundo inteiro como Tom Jobim.
(more?)