Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-08-22
Terra:
CD de Naná Vasconcelos chega ao Brasil três anos depois
O CD Fragmentos, do percussionista Naná Vasconcelos, chega ao mercado brasileiro com três anos de atraso. Gravado em Paris e editado nos Estados Unidos, Europa e Japão em 1998, o álbum reúne trilhas sonoras compostas pelo músico pernambucano especialmente para filmes, documentários e balés.

Terra Chat Show:
"Estou simplificando minha pessoa", brinca Naná
Em pleno preparativo para o festival Percpan 2001, Naná diz que não quer ficar para "cimento" na Terra. No Chat Show, falou que sua primeira influência é o multiinstrumentista Hermeto Pascoal e que quer tocar pelo Brasil: "Nunca saí daqui, só estava morando fora", explicou. Naná ainda revelou uma parte de seu segredo: "O primeiro instrumento é a voz, e o melhor é o corpo".

Correio da Bahia:
Hermeto, o instrumento
O bruxo está de volta a Salvador. Considerado o mago da música instrumental brasileira, Hermeto Pascoal se apresenta na cidade, de amanhã a domingo, dentro do Projeto Petrobras de Música, no Cine-Teatro Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves). Há três anos sem aparecer por aqui, Pascoal mostra composições próprias que integram o seu novo próximo CD de carreira, Viva o mundo, com lançamento previsto para o ano que vem.

Jornal de Brasília:
Quanta coisa cabe em uma sigla
Pacote de discos da EMI mostra que toda uma cultura pode ser resumida em três letrinhas - MPB

O Popular:
Lenine apresenta sua crônica musical planetária
‘O cenário musical brasileiro nunca esteve tão criativo’
Investigador contumaz de ritmos mundiais, Lenine prepara seu novo disco, provisoriamente intitulado Falange Canibal, em homenagem às reuniões semanais que ele e seus amigos e parceiros realizavam no Rio. Encantado com uma banda russa, que acabou virando uma faixa de seu novo trabalho, o cantor pernambucano diz que faz crônicas musicais e revela as participações, em seu novo trabalho, de Eumir Deodato e do grupo americano Living Colour. Negando ser um neotropicalista, garante que a música brasileira nunca esteve tão criativa. Entre um intervalo e outro da finalização de seu próximo disco, o músico concedeu, por telefone, a seguinte entrevista a O POPULAR.

Tribuna da imprensa:
Leila Pinheiro: sucessos para ver e ouvir
Os 20 anos de carreira de Leila Pinheiro, completados em 2000, não tiveram nenhuma comemoração especial - "eu estava lançando meu último disco pela EMI (`Reencontro', com músicas de Ivan Lins e Gonzaguinha), tinha gosto de quem já estava indo embora...", justifica a cantora. A festa foi adiada para agora, quando a cantora lança seu primeiro CD ao vivo, "Mais coisas do Brasil" e, de quebra, um DVD. A gravação aconteceu no início de julho, no Espaço Universal Up, dentro das dependências da própria gravadora Universal Music.

Valor Econômico:
Orquestra Tabajara continua na ativa aos 70 anos
Comandado pelo maestro, arranjador e clarinetista Severino Araújo, grupo conquistou o mundo tocando de jazz a frevo e chorinho.
Rio faz homenagem a Araci de Almeida, a intérprete de Noel Rosa
A velha "Araca" estará de volta. Araci de Almeida (1914-1988), que faria aniversário no dia 19 de agosto, é a homenageada no show "Araci de Almeida - Último Desejo: Velhos Carnavais". O espetáculo marca também o início das atividades do Centro de Cultura Popular Araci de Almeida, projeto de vários artistas - entre eles, os que estarão no palco hoje - Agenor de Oliveira, Henrique Cazes, Christina Buarque, Xangô da Mangueira - com a idéia de reavivar a divulgação do choro e do samba e ainda desenvolver projetos culturais em oficinas, envolvendo a comunidade.

O Globo:
Artista e gênero essencialmente brasileiros
Ao contrário da maioria das coletâneas insossas que chegam todo ano no mercado, "Novelas" (Som Livre), que reúne músicas de Djavan incluídas em produções da Globo, tem alguns pontos positivos que a tiram da banalidade.
Sonar - Canção de Joyce usada em trilha
Canção que detonou o sucesso de Joyce nos clubes londrinos, "Aldeia de Ogum" volta a abrir portas para a compositora carioca: sampleada pelo grupo Black Eyed Peas, entrou na trilha do filme "Legalmente loira" (um dos sucessos deste verão americano). Por aqui, o último CD "inglês" de Joyce, "Gafieira moderna", ganha edição nacional pela Deckdisk.

O Estado de S. Paulo:
João Gilberto faz temporada lotada em São Paulo
Gosto não se discute. Muito menos genialidade. João Gilberto está no segundo item. A volta do músico ao País, e a São Paulo, depois de um giro comentado por Montreal, Montreaux e Paris foi comemorado com três noites de show com a casa Tom Brasil lotada e com direito a bolo e velinha no palco para celebrar também os recém completados 70 anos.

Folha Online:
Leia trechos inéditos do livro "Folha Explica" sobre João Gilberto

Diário do Grande ABC:
Pianista tem morte cerebral após fazer cirurgia plástica
O pianista Luiz Carlos Vinhas, 61 anos, teve morte cerebral após sofrer uma parada cardiorrespiratória, no último sábado, após a realização de uma cirurgia plástica.