Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2001-08-01
A Tarde:
Baião: 12 anos sem Luiz Gonzaga
No próximo dia 2, completa-se uma dúzia de anos que morreu o Rei do Baião, consagrado divulgador da canção Asa Branca, emblema sonoro do Nordeste, cujo rosto redondo e alegre lhe valeu o apelido afetuoso de Lua. Aprendi com meu pai a gostar de Luiz Gonzaga quando, ainda criança, ficava junto dele ao pé do rádio ouvindo os xotes, os baiões e as toadas.
Autoridade em Nordeste
A identidade de Luiz Gonzaga com o Nordeste e, principalmente, com a terra que o viu nascer, o torna indubitavelmente um símbolo emblemático do sertão, expressão mais viva e autêntica do homem sertanejo, de sua vida e de seus costumes. A sua obra é um patrimônio que transcende as fronteiras de Exu, no sertão pernambucano, para atingir toda uma Nação, além de constituir-se num documento histórico de significado inconteste, no momento em que registra os sentimentos e a alma dessa gente simples e sofrida da terra nordestina. É o sertão de corpo e alma.
Respeitar é preciso
Essa moda de cantar lamento romântico, batizada de forró pelo seus criadores, nada traz em comum com o puro e autêntico forró, criado por Luiz Gonzaga nos idos de 1945. Aquelas músicas com letras ingênuas e cheiro de sertão, com temática lírica e bucólica cantando casos de amor, de proezas e valentias, lançadas pelo velho Lua, em parceria com os poetas Humberto Teixeira e Zé Dantas, deram lugar a versos erotizados das letras apelativas e poesia pobre.
CD de Gal traz apenas releituras
O novo CD de Gal Costa surpreende justamente pela ausência de surpresas. Entre belas e sofisticadas releituras, uma ou outra canção nova e duas versões assinadas por Geraldinho Carneiro, a cantora mostra que a bela voz continua na medida para canções que pedem profundidade e delicadeza. A idéia de lançar um disco tendo o amor como temática e apostando em regravações é, por si só, uma grande aposta.
"A pirataria tem que acabar"
ENTREVISTA - Gal Costa escolhe o amor como tema do seu novo CD, o 26º, que tem concepção artística de Daniel Filho e arranjos de Wagner Tiso.

O Globo:
Enfim, um disco à altura de Ná Ozzetti
Voz, técnica e sensibilidade da cantora ganham repertório e arranjos perfeitos no CD ‘Show’
Amorosa e patrulhada
Gal Costa lança CD falando de amor e diz que não se arrepende do apoio a ACM
Voz desperdiçada em regravações que nada somam
Ouça trechos das canções do novo CD de Gal

O Estado de S. Paulo:
Simone Guimarães lança 'Virada pra Lua'
Hoje e amanhã, no Teatro Sesc Pompéia, a compositora interpreta as canções de seu 4.º CD
Amor é o tema do 26.º disco de Gal Costa
Em 'De tantos Amores', a cantora não se preocupou em garimpar repertório inédito e retomou canções que havia deixado de lado há muitos anos
'Gota d'Água' ganha nova versão após 30 anos
Grande sucesso de público na década de 70, o musical de Paulo Pontes e Chico Buarque volta à cena sob a direção de Gabriel Villela, a partir do dia 15 de setembro, na casa de shows Tom Brasil; a peça inspirada na tragédia grega de Eurípides e transportada para a periferia de uma grande cidade será acrescida de novas músicas do próprio Chico
'Gota d'Água' entrelaça o sublime e o grotesco
Obra comprometida com a realidade do País tem passagens poéticas inesquecíveis

Correio da Bahia:
Gal essencial
Em vez de novas composições, Gal Costa optou pelas releituras com arranjos sofisticados em seu 260 álbum, "De tantos amores" (BMG)
Roberto Mendes promove simbiose cultural
O músico recebe poetas e letristas, todas as quartas, a partir de hoje, no Teatro Gamboa

no.com.br : Especiais : Foi ele que trouxe
Vestido com robes de chambre e lenços de oncinha, Alex Cecci trouxe o samba rock de volta às paradas nacionais. “Ele redescobriu pepitas da década de 70", diz João Parayba, do renascido Trio Mocotó.

El Foco:
Especial: samba rock renasce com tudo (vídeo, áudio e fotogaleria)
(Noite Ilustrada faz disco da volta digno
Mestre Ambrósio segue acertando)

CliqueMusic:
O longa-metragem de Alceu Valença
Cantor preparou roteiro para um filme passado no sertão pernambucano, que será produzido pela Conspiração
Queimando a MPB até a última ponta
Planet Hemp reacende relação de nossa música com as drogas, que vem desde Noel Rosa

Folha Online:
Novo disco de Gal Costa é adiado devido ao apoio a ACM
Para Gal Costa, "político é político, artista é artista"
Egberto Gismonti conquista Buenos Aires com show intimista

Página 12:
Noches de música
Desde hoy y hasta el domingo, los principales músicos de jazz rosarinos, Ernesto Jodos y Egberto Gismonti actuarán junto al Paraná.

NYT: Concerts and Cobblestones in Olinda

Carnaval de Pernambuco

Richard Miller and Patrick de Santos